Cancún é um dos principais destinos turísticos do México, a cidade é um sucesso de movimentação, localizado em uma Península, no estado de Quintana Roo, sudeste do país, o local é banhado pelo mar do Caribe, com estimativa de 526 701 milhões de habitantes.
A temperatura em Cancún é bem quente. Durante o ano inteiro não há muita variação de temperatura. Mas em compensação a água é bem gelada. Eu acabei entrando bem pouco no mar e na piscina. Quanto à época ideal para ir para Cancún, não é muito recomendável ir no período de agosto até outubro, pois é a época em que há incidência de furacões, como o furacão Wilma em outubro de 2005 (considerado o pior que já passou pelo Atlântico). Eu fui para Cancún dia 10 de novembro de 2010.
Nós fechamos um pacote da CVC de 9 dias e 6 noites. Com a agência de viagens você apenas escolhe o resort. Tudo o que você vai fazer na viagem é por sua conta. Infelizmente sinto em dizer que uma semana é pouquíssimo tempo de viagem para tudo o que Cancún oferece. Lá é um dos destinos mais escolhidos do mundo, então imagine o leque de opções que tem para fazer lá. Quem estiver com o tempo livre faça um esforço para ficar mais que uma semana (10 ou 15 dias).
Não precisa ter medo de se perder. A parte turística de Cancún se baseia numa Avenida: Blvd Kukulkan, que é a Zona hoteleira. Lá é muito comum andar de ônibus. Praticamente todos os turistas usam o ônibus, diferentemente daqui do Brasil. O ônibus lá é seguro e muito, mas muito barato.A tarifa é de $ 7 pesos, e não se pode pagar com dólares. Os ônibus trafegam em alta velocidade. O motorista só para quando algum passageiro pede, então presta atenção no caminho para não perder sua parada. Para pegar um ônibus dê sinal da calçada.
Zona Hoteleira |
Administre o que você vai fazer em cada um dos dias da viagem. Vou mostrar qual foi o meu roteiro e quais são as minhas sugestões.Em quase todos os dias eu aproveitei a praia, pois a intenção de ir ao Caribe é justamente para apreciar aquele mar azul turquesa.
Saibam que em Cancúm você aprecia a praia em frente ao Resort em que você está hospedado. Lá é como se cada Resort tivesse a sua praia particular, pois você fica desfrutando da estrutura que o Resort te oferece, guardassóis, cadeiras, toalhas e bebidas. Eu escolhi um resort com o sistema all inclusive, ou seja, comida e bebida a vontade. Eu acho que vale muito a pena, pois acrescenta um valor pequeno no total do pacote e você deixa de se preocupar com o quanto vai gastar lá com alimentação.
Eu fiquei hospedada na Rede Be Live (antigo Oásis). A rede Be live possui três resorts em Cancún. Seja lá qual você se hospedar, você tem carta branca para visitar os outros hotéis da rede, com direito a almoçar, e usar toda a estrutura de praia. Basta pedir uma autorização na receptação do hotel em que você está hospedado. Não sei como funcionam as outras redes, se também permitem esse acesso aos hotéis da mesma rede. Eu acho uma ótima opção, pois é uma forma de você aproveitar praia em pontos diferentes de Cancún e não enjoar de ficar todos os dias no mesmo lugar. Mesmo para quem escolheu um resort que não dá acesso a outros da rede, acho que vale a pena caminhar pela praia e ir fotografar toda aquela beleza.
Um dos dias fiquei na praia em frente ao Resort em que fiquei hospedada: "Be live Viva Beach". Esse resort é uma ótima opção, pois ele fica super bem localizado, é pertinho da área principal de Baladas e Restaurantes. Além disso, é pertinho do Shopping Kukulcán. Íamos nesses lugares sempre a pé. Dá uns 10 ou 15 minutos de caminhada. Agora vou postar algumas fotos da praia deste Resort. Neste trecho do Mar do caribe a água é verde.
O clima da noite em Cancún lembra muito Las Vegas, principalmente pela iluminação e pelo constante movimento.
Quando às baladas eu não tive tempo de conhecer, pois nosso foco era conhecer as praias e os parques de Cancún. Veja que os passeios aos parques exigem que você esteja pronto para partir por volta das 7 horas da manhã; assim, sair a noite acaba sendo inviável. Para não dizer que não aproveitamos a noite, nós conhecemos a balada mais conhecida de Cancún: a "CoCoBONGO".
Essa balada é muito diferente de tudo o que já vi, é parada obrigatória em Cancún, pois ela é uma casa de shows, em que os personagens imitam cantores famosos do mundo inteiro. A encenação é perfeita. Você verá shows como Michael Jakson, Beatles, Rolling Stones, Lady Gaga, Britney Spears. Não bastasse isso ainda há encenações do Homem aranha em trapézios, beatle juice, o Máscara etc. Há, inclusive, o samba do nosso Brasil rs. Lá é simplesmente incrível. A balada é open bar e custa uns 55 dólares. Não deixe de conhecer a Cocobongo. Agora se tiver tempo, vá a outros lugares com certeza.
O shopping Kukulcán é uma ótima opção para passeio. Além de óculos, relógios e roupas, há a venda de muita prata e suvenirs. Visite o site:http://www.kukulcanplaza.com/
O shopping mais famoso de Cancún é a La isla (km. 12.5 Kukulcán Boulevard). Lá é muito lindo e você pode encontrar marcas famosas como a MAC, Lacoste, Calvin Klain, Benetton, Diesel, Tommy, Zara e Coach etc. Sem contar as várias lojas Cosméticos. Visite o site: http://www.laislacancun.com.mx/html/index.php?dia=dia
Você deve estar curioso para saber se vale a pena fazer muitas compras em Cancún. A minha dica é que não vale a pena comprar roupas. São muito caras, praticamente o mesmo preço que no Brasil. O mesmo se diga quanto aos óculos. Agora você vai ficar muito feliz quando pesquisar os preços de perfumes e maquiagens. Vale muitíssimo a pena. Eu aproveitei e comprei muita coisa. Outro acessório que vale muita a pena comprar em Cancún são relógios, você pagará 1/3 do preço do Brasil. Mas compre nas lojas "Watch Watch" e não nas lojas "Liverpool" (muito mais caras). A liverpool só vale a pena para perfumes e maquiagens. Quanto à Watch Watch nem adianta pesquisar preço. O preço dessa loja é tabelado em todos os shopping de Cancún rs.
A moeda de Cancún são os Pesos. Dólares são aceitos em todos os lugares da Zona Hoteleira. Para falar a verdade, eles até preferem os dólares. É comum também você pagar em dólar e receber troco em pesos.
Quanto à prata, eu não achei que o preço vale a pena em Cancún. Não se esqueça que a lei de Cancún é "pechinchar". Pena que sou péssima para isso rs. Quanto aos suvenirs, você encontrará vários no shopping Kukulkán, em algumas lojas perto do centrinho das baladas e lá no centro de Cancún, onde fica o Mercado 28.
Nós fomos até o mercado 28, mas nem achei que vale tanto a pena. A vantagem é que acabamos conhecendo o centro de Cancún (fora da Zona Hoteleira) e vendo como é a vida das pessoas normais em Cancún, pois a Zona Hoteleira é aquele sonho feito para turistas. No centro conhecemos até o supermercado e compramos chocolates dos mais variados. No mercado 28 tem muitosss suvenirs, mas o preço nem é tão mais baixo que das lojas da Zona Hoteleira. O ruim é que os vendedores ficam o tempo todo querendo te empurrar qualquer coisa. Você não pode nem comentar com quem está com você que gostou de algo, ou apontar, que eles já pegam e tentam te convencer a comprar a todo custo. É uma disputa que vocês nem imaginam hahaha. Você sempre ouvirá a frase: "Para portugues es más barato". Aí você diz: "Não sou português, sou brasileiro". Nisso eles respondem: "Para brasileño también es más barato" hahahahaha. Prepare os ouvidos e a paciência. Pesquise bem os suvenirs em Cancún, porque você verá muitaaaaaaaa coisa brega.
Outro dia de praia nós fomos para outro Resort da Rede Be live (o das pirâmides) que fica numa outra parte da praia e, como você verá nas próximas fotos, a cor da água é diferenciada. O mar do Caribe neste trecho, ao invés de verde, é azul turquesa. Veja as próximas fotos como impressionam:
Este post termina por aqui. Num próximo falarei dos passeios de Cancún. Falarei sobre os parques ecológicos e arqueoógicos. Espero escrever em breve. Foi bom dividir o post, pois assim a leitura também não fica muito cansativa para vocês.